quinta-feira, 20 de junho de 2013

OBERMAGAU


Obermagau é pequena cidade, com 4.500 habitantes que fica 115km a Sul de Munique; nos Alpes bávaros; a 850metros de altitude e é banhada pelo Rio Ammer.
A cidade é célebre pelo drama do “Paixão de Jesus” que ali é representado, a partir de 1634, de dez em dez anos, continuando a ser grande motivo de atracção turística. A récita tornou famosa aquela terra cuja fama ultrapassa em muito os limites da Europa.
Por aqueles anos a aldeia, tinha sofrido trinta anos de guerra, vendo-se depois assolada pela peste;
O que motivou a devota promessa de representar a “Paixão de Jesus”, «de dez em dez anos», como agradecimento pela libertação da epidemia.
As primeiras récitas, tão vivas eram as recordações das vítimas, que foram levada à cena no adro da Igreja que servia de cemitério.
Daí para cá, com mínimos de interregnos devidos a guerras, as representações tem-se repetido até hoje.
Do grande elenco fazem parte cerca de mil figurantes adultos; Meia centena ocupam-se na orquestra sinfónica, sendo muitos os que, tomam parte na cena como actores; quinhentas e cinquenta crianças são distribuídas pela cena e pelos coros; Sem contar as equipas técnicas dos vários serviços.
Os edifícios muitas deles antigos, outros novos, todos em “estilo alpestre” e transformados em pequenos hotéis familiares, ocupando, mais de dois mil e quinhentos quartos.
O serviço de hotelaria é prestado pelos proprietários que sentem muita honra em participar no elenco de cena; Honra reservada a quem é dali natural ou residente há mais de 20 anos. Em anos de récita e com a antecedência devida, cada actor deixa crescer os cabelos e a barba de acordo com o “lugar” que ocupa em cena e pode ser «antiga herança de família»,
No ano de 2010 a temporada abriu em 15 Maio e terminou a 3 de Outubro, dando lugar a 102 récitas, três por semana, e esperavam meio milhão de turistas.
Os ingressos nos cinco mil lugares “do teatro”; Vendidos “mundialmente” com grande antecedência incluem: o lugar no teatro, o serviço completo por dois dias no hotel e transportes na cidade.
A grande procura de ingressos exige antecedência na marcação.
Obermagau depois de mais de trezentos e setenta épocas de récitas, pelas casa típicas alpestres e ocupando pelas frontarias dos edifícios romanticamente decorados ao estilo da Baviera, criaram uma simpática cidade cosmopolita com centro de compras, com destaque para “imaginária em madeira, para fins religiosos e decorativos.

A visita fez-me lembrar a afabilidade do nosso Povo; o encanto da nossa terra, das paisagens e das nossas tradições: a artesania; a culinária, a doçaria conventual e os vinhos; Que não devem entregar-se ao esquecimento.
As terríveis crises que sofreram, e presentemente «sofremos», dão-nos esperança de que o nosso “futuro” também renascerá passada a adversidade.
Futuro que nunca poderia surgir como “fruto de boas intenções” ou de um “mirabolante decreto”.
O futuro surge «aprendendo com as necessidades e com o esforço de todos».
A nossa luta, contra carências é o conhecimento “religioso, cultural e técnico profissional ” que têm toda a valia quando unidos para ajudar a ascensão social do povo!

Sem comentários:

Enviar um comentário